Placa de vídeo NVIDIA GTX ou RTX: qual é melhor?

Entre tantas opções de placas de vídeo no mercado, a marca de chipset que mais se destaca é a NVIDIA. Devido a grande quantidade de séries e modelos de placas desta fabricante, fica muito confuso saber qual é a melhor e as diferenças entre elas.

Devido a isso, nós resolvemos escrever um artigo completo sobre as duas principais séries de placas de vídeo da NVIDIA, a GTX e a RTX. Neste artigo falamos sobre as diferenças entre elas, quais as principais placas de cada série, os recursos presentes em cada, valor das placas e muito mais.

O que é uma placa de vídeo GTX?

A série de placas da NVIDIA denominadas GTX eram anteriormente denominadas de GT, a sigla significa “Giga-Texel” que refere-se ao alto potencial de cálculo de texturas realizados por estas placas. 

Com o desenvolvimento das placas da série, modelos mais novos foram denominados GTX, que significa Giga Texel Shader eXtreme, referindo-se a um maior desempenho obtido por estas GPUs.

A arquitetura utilizada por estas placas na época era a denominada Tesla e posteriormente Fermi. Atualmente as placas mais modernas da série GTX possuem arquitetura Turing.

Quais são as séries da família GTX?

Várias séries foram desenvolvidas de placas da família da Nvidia GeForce GTX, abaixo nós listamos todas elas:

  • GeForce série 7 GTX
  • GeForce série 8 GTX
  • GeForce série 9 GTX
  • GeForce GTX 100
  • GeForce GTX 200
  • GeForce GTX 300
  • GeForce GTX 400
  • GeForce GTX 500
  • GeForce GTX 600
  • GeForce GTX 700
  • GeForce GTX 800M
  • GeForce GTX 900
  • GeForce GTX 1000
  • GeForce GTX 1600

O que é uma placa de vídeo RTX?

A sigla RTX significa Ray Tracing Extreme, que refere-se a tecnologia introduzida nesta linha de placas que melhora a qualidade de sombreamentos e imagens de forma geral.

Esta linha de placas é bem mais recente comparada com a linha GTX, sendo lançada em 2019.  A linha RTX apresenta uma evolução grande em sua arquitetura, oferecendo núcleos de Ray Tracing e núcleos Tensores que aumentam consideravelmente a qualidade das imagens geradas.

Como o Ray Tracing funciona?

O Ray Tracing é uma técnica de renderização utilizada em computação gráfica para criar imagens realistas. Ele simula o comportamento da luz ao interagir com objetos em uma cena virtual.

O processo do Ray Tracing começa com a criação de uma câmera virtual que define a posição, orientação e campo de visão da cena. Em seguida, são lançados raios de luz a partir da câmera em direção aos objetos da cena.

Cada raio de luz é testado para determinar se ele atinge algum objeto na cena. Isso é feito através de cálculos de interseção entre o raio e os objetos, como esferas, triângulos ou polígonos. Caso o raio atinja um objeto, são realizados cálculos para determinar a cor e a intensidade da luz refletida ou refratada pelo objeto.

Além disso, o Ray Tracing também leva em consideração a iluminação indireta, que é a luz que é refletida pelos objetos e ilumina outros objetos na cena. Isso é feito através do lançamento de raios secundários a partir dos pontos de interseção entre os raios primários e os objetos.

O processo de lançamento de raios e cálculos de interseção é repetido para cada pixel na imagem final, resultando em uma imagem realista com sombras, reflexos, transparências e outros efeitos de iluminação.

No entanto, o Ray Tracing é um processo computacionalmente intensivo e pode ser lento para renderizar imagens em tempo real. Com núcleos dedicados a realizar estes cálculos, a série RTX conseguiu obter elevada qualidade gráfica sem sacrificar a velocidade do processamento e as taxas de FPS.

O que é o DLSS?

O DLSS, ou Deep Learning Super Sampling, é uma tecnologia desenvolvida pela NVIDIA que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade gráfica dos jogos. 

O DLSS funciona através do treinamento de uma rede neural com imagens de alta resolução e baixa resolução. A rede neural aprende a reconstruir as imagens de baixa resolução em alta resolução, utilizando informações das imagens de alta resolução como referência.

Ao jogar um jogo com DLSS ativado, a placa de vídeo utiliza a rede neural treinada para renderizar o jogo em uma resolução menor e, em seguida, aplica o DLSS para recriar a imagem em uma resolução mais alta. Isso resulta em uma melhoria significativa na qualidade gráfica, com imagens mais nítidas e detalhadas, sem comprometer o desempenho do jogo.

Além de melhorar a qualidade gráfica, o DLSS também pode ajudar a melhorar o desempenho dos jogos. Como a placa de vídeo está renderizando o jogo em uma resolução menor, há menos carga de trabalho para o hardware, o que pode resultar em taxas de quadros mais altas e uma experiência de jogo mais suave.

O DLSS é compatível com as placas de vídeo da série RTX da NVIDIA e está se tornando cada vez mais popular entre os desenvolvedores de jogos. 

Diferenças entre as GTX e RTX

Desempenho

Como citado anteriormente, pela linha RTX ser mais recente, ela possui tecnologias avançadas que oferecem maior desempenho, sendo esta uma das principais diferenças entre as duas linhas de placas.

Qualidade gráfica

Por apresentar os núcleos Ray Tracing, as placas RTX conseguem adicionar mais realismo às imagens geradas, oferecendo maior qualidade gráfica quando comparada a uma placa da linha GTX que não oferece compatibilidade com esta tecnologia.

Longevidade

Principalmente pela tecnologia na linha RTX ser mais moderna, ela oferece um período de vida maior que a linha GTX, pois uma placa desta linha irá conseguir rodar os jogos mais modernos por mais anos e mantendo a boa qualidade no processamento das imagens, não sendo necessário a sua substituição.

Preço

Como é sabido por todos, quanto mais moderna a tecnologia envolvida, mais caro se torna a placa de vídeo, neste caso não é diferente. As placas da linha GTX são encontradas no mercado por preços mais baratos que as da linha RTX, isto é uma vantagem para quem não possui orçamento suficiente para comprar uma placa mais potente.

Só vale ressaltar que o mais recomendado é que talvez seja mais adequado esperar um pouco mais e juntar mais dinheiro para adquirir uma placa RTX, pois a qualidade gráfica será muito maior e seu custo benefício é mais elevado.

TABELA DE COMPARAÇÃO ENTRE NVIDIA GEFORCE RTX E GTX

RTX Série 40RTX Série 30RTX Série 20GTX Série 16GTX Série 10
Nome da ArquiteturaAda LovelaceAmpereTuringTuringPascal
Multiprocessadores de Streaming2x FP322x FP321x FP321x FP321x FP32
Ray Tracing Cores3ª geração2ª geração1ª geração
Tensor Cores (AI)4.03ª geração2ª geração
NVIDIA DLSSDLSS 3DLSS 2DLSS 2
NVIDIA ReflexSimSimSimSimSim
NVIDIA BroadcastSimSimSim
Experiência NVIDIA GeForceSimSimSimSimSim
Drivers para GamesSimSimSimSimSim
Drivers NVIDIA StudioSimSimSimSimSim
NVIDIA ShadowPlaySimSimSimSimSim
NVIDIA HighlightsSimSimSimSimSim
NVIDIA AnselSimSimSimSimSim
NVIDIA FreestyleSimSimSimSimSim
VR ReadySimSimSimGTX 1650 Super ou superiorGTX 1060 ou superior
NVIDIA OmniverseSimSimSim
PCIe4ª geração4ª geração3ª geração3ª geração3ª geração
NVIDIA Encoder (NVENC)8ª geração7ª geração7ª geração6ª geração6ª geração
NVIDIA Decoder (NVDEC)5ª geração5ª geração4ª geração4ª geração3ª geração
Codificação AV1Sim
Decodificação AV1SimSim
Recursos CUDA8.98.67.57.56.1
DX12 UltimateSimSimSim

CONCLUSÃO: Placa de vídeo GTX vs RTX: qual é melhor?

Com base no que foi exposto, podemos concluir que a linha de placas de vídeo RTX da NVIDIA apresentam maior desempenho, qualidade gráfica e longevidade em comparação com a linha GTX. 

A tecnologia Ray Tracing e os núcleos Tensores presentes nas placas RTX proporcionam um maior realismo e melhorias na qualidade das imagens. No entanto, as placas RTX tendem a ser mais caras do que as placas GTX, mas oferecem um melhor custo benefício. 

Portanto, para aqueles que desejam um desempenho e qualidade gráfica superiores, investir em uma placa RTX pode ser mais vantajoso a longo prazo.

Para conhecer todas as melhores placas de vídeo GTX e RTX atualmente, confira o artigo que escrevemos sobre este assunto.


Sobre o autor: