Se você é um gamer ou trabalha com programas que demandam alto desempenho gráfico, provavelmente já deve ter se deparado com o problema de ter um notebook ou computador com placa de vídeo integrada. Mas não se preocupe, existe uma solução para isso: a placa de vídeo externa.
Conectada ao seu dispositivo através de uma porta USB ou Thunderbolt, a placa de vídeo externa é capaz de melhorar significativamente o desempenho gráfico do seu computador. Com ela, você pode jogar seus games favoritos em alta qualidade e executar programas pesados sem travamentos.
No artigo abaixo nós explicamos tudo que você precisa saber sobre as placas de vídeo externas.
O que é a placa de vídeo externa?
A placa de vídeo externa é um dispositivo que realiza o processamento apenas de imagens em um computador, ela não é instalada dentro do PC, ela se conecta externamente a ele normalmente por uma porta do tipo Thunderbolt.
Como funciona a placa de vídeo externa?
A GPU externa normalmente é conectada ao computador por meio de uma porta Thunderbolt ou USB-C. Ao conectar a placa, o usuário pode escolher usar a sua placa interna ou essa placa externa para executar tarefas gráficas mais pesadas, como jogos e edição de vídeos. Esta alternativa vem com uma placa de vídeo normal como as instaladas em computadores desktop, mas ela vem dentro de uma case com uma fonte de alimentação e circuitos que auxiliam na comunicação com o computador.
PONTOS POSITIVOS
- Possibilidade de melhorar o desempenho do seu computador
Uma das grandes vantagens da placa de vídeo externa é a possibilidade de adicionar mais poder gráfico ao seu computador. Com ela, você pode rodar jogos e programas que antes não eram possíveis, além de melhorar o desempenho geral do sistema.
- Simples de instalar e configurar
Outra grande vantagem é que a instalação e configuração são simples, mesmo para usuários iniciantes. Basta conectar a placa na entrada USB ou Thunderbolt do seu computador e seguir as instruções da fabricante. Em poucos minutos, você estará pronto para usar sua nova placa.
- Facilidade de desconectar do computador
Devido a GPU externa ser conectada ao computador através das portas USB, isso facilita sua remoção caso ela não esteja em uso, não atrapalhando em nada as configurações e funcionamento do PC.
- Prolongamento da vida útil do seu computador
Além da melhora no desempenho gráfico, a placa de vídeo externa também pode prolongar a vida útil do seu computador. Isso porque ela alivia o processamento gráfico na CPU, reduzindo assim o desgaste do hardware interno.
- Portabilidade
Uma das principais vantagens da placa de vídeo externa é a sua portabilidade. Por ser comercializada em uma case chamada de dock, isto facilita muito o seu transporte e utilização em diferentes computadores caso necessário.
- Tecnologia em melhorias constantes
A tecnologia de placa de vídeo externa está em constante evolução e novos modelos estão sendo desenvolvidos todos os anos. Com isso, a tendência é que as placas de vídeo externas se tornem mais acessíveis e populares no mercado em um futuro próximo.
- Acessibilidade e popularidade
Com as melhorias constantes na tecnologia das placas de vídeo externas, espera-se que esses dispositivos se tornem mais acessíveis e populares no mercado. Isso porque, à medida que novos modelos são lançados, os preços dos modelos antigos tendem a cair.
PONTOS NEGATIVOS
- Preço elevado
Uma das principais desvantagens de uma placa de vídeo externa é o seu preço elevado. Quando comparamos com o investimento necessário para adquirir uma placa de vídeo interna, a opção externa ainda é bem mais cara. Este pode ser um fator que ainda limita muito a sua utilização pela maioria dos usuários.
- Necessidade de uma conexão Thunderbolt 3
Outro ponto negativo é a necessidade de uma conexão Thunderbolt 3 ou USB-C para utilizar a placa de vídeo externa. Isso significa que você precisa ter um computador com essa porta específica e que nem todos os dispositivos são compatíveis.
- Desempenho limitado em comparação com placas de vídeo internas
Apesar da promessa de melhorar o desempenho gráfico do seu computador, as placas de vídeo externas ainda têm um desempenho inferior ao das placas internas. Este desempenho é limitado pois a transferência dos dados entre o computador e a GPU externa é feita através da conexão Thunderbolt que possui velocidade de transmissão inferior a da PCI express, tecnologia esta utilizada em placas de vídeo interna. Vários testes mostraram que existe uma perda de 10 a 30% em desempenho quando comparados modelos similares de GPUs utilizados como placas de vídeo externas e internas.
Placa de vídeo externa: devo ou não comprar?
Caso você precise melhorar o desempenho gráfico do seu notebook e não queira perder a portabilidade possibilitada por ele, a placa de vídeo externa pode ser uma opção interessante.
Confira abaixo todos os pontos que devem ser analisados antes de decidir e realizar a sua compra:
- Compatibilidade do Sistema
Antes de comprar uma placa gráfica externa, é muito importante conferir se o seu notebook ou computador é compatível com a tecnologia. Normalmente consegue-se identificar conferindo se existe a presença de um símbolo em formato de raio ao lado da entrada USB no computador, este desenho representa a conexão Thunderbolt, mas mesmo que não consiga encontrar este identificador, pesquise no site do fabricante e possivelmente você conseguirá obter a informação se seu modelo possui compatibilidade com esta tecnologia.
- Custo
Sempre analise suas necessidades e faça os cálculos dos custos para identificar se compensará mais adquirir um notebook novo com maior processamento gráfico ou se será melhor comprar uma placa de vídeo externa.
- Desempenho
Para quem possui uma placa de vídeo integrada, com certeza a melhora no desempenho proporcionada pela placa de vídeo externa será significativa. Mas sempre tenha em mente que a GPU externa não oferecerá todo o potencial que o mesmo modelo forneceria caso fosse instalada internamente no computador.
Como instalar uma placa de vídeo externa
Para aqueles que já possuem a GPU externa ou querem saber como funciona sua instalação abaixo mostraremos os passos para instalar uma placa de vídeo externa em seu notebook ou desktop:
- Confira a potência de energia necessária (110v ou 220v) para a alimentação da GPU externa e caso esteja de acordo com as especificações conecte-a à tomada utilizando o cabo de energia
- Conecte o cabo USB-C no dock da placa e a outra ponta na entrada de seu computador
- Seu PC irá reconhecer o dispositivo, você deve aprovar a conexão e clicar em OK.
- Realize a instalação dos drivers necessários para a utilização máxima da tecnologia
Caso tenha realizado todos os procedimentos citados anteriormente você conseguirá obter maior desempenho gráfico em seu computador.
Lembramos que você deve sempre conferir o manual de instalação fornecido pelo fabricante e seguir todas as recomendações contidas nele.
Dica extra: Ao realizar a conexão da GPUe no notebook e conectá-la a um monitor externo, isto pode melhorar o desempenho em até 15% devido a uma maior velocidade na transmissão dos dados processados.
Análise geral: vale a pena investir em uma placa de vídeo externa?
Após toda a análise levantada neste post concluímos que o investimento em uma placa de vídeo externa na maioria dos casos é uma excelente alternativa. Principalmente para os usuários que necessitam aumentar o desempenho gráfico do notebook e não perder sua portabilidade. Para quem possui um computador desktop essa opção não é recomendada, pois o investimento necessário será alto, compensando mais realizar a compra de uma placa e instalá-la internamente no computador.
Até o momento em que este artigo foi escrito, ainda é muito difícil encontrar placas de vídeo externas no brasil, é possível encontrá-las com maior facilidade em sites de vendas do exterior. Devido a isto nós tivemos muita dificuldade em realizar uma análise e recomendar as melhores opções para nossos leitores.
As alternativas possíveis para quem queira utilizar este tipo de tecnologia seria importar em algum ecommerce internacional como a Amazon ou comprar as partes necessárias no Aliexpress e montar sua própria placa de vídeo externa.
Se voce acredita que esta não é a melhor alternativa para a sua necessidade e queira encontrar a melhor GPU interna, confira o artigo que escrevemos sobre as melhores placas de vídeo atualmente.
Sobre o autor: